Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Pedro França ameaça mãe de morte

Acusado de diversos crimes cometidos no passado, Pedro França Alemão maltratou agora a própria mãe. O ex-namorado de Catarina Fortunato de Almeida terá entrado na noite de segunda-feira na casa de Maria Eduarda França Barbosa, de 65 anos, em Odivelas, e partiu tudo o que encontrou à frente. Em causa estão as partilhas dos bens da família, já que Pedro França Alemão só tem direito a 25 por cento do património familiar.
16 de Abril de 2008 às 00:30
Catarina Fortunato de Almeida no hospital com a mãe do agressor
Catarina Fortunato de Almeida no hospital com a mãe do agressor FOTO: Correio da manhã

'Ele partiu tudo, desde mobília a vidros', diz ao CM a mãe de Pedro França Alemão, Maria Eduarda, que acrescenta: 'Disse que me matava se eu não assinasse uma procuração, para lhe passar todos os bens. Gritava que era tudo dele, mas só tem direito a 25 por cento', conta. 'O meu filho quer passar o dinheiro para o nome de uma terceira pessoa, de modo a que os bens não possam servir para pagar dívidas antigas.'

A confusão no apartamento de Odivelas foi tal que as vizinhas de Maria Eduarda chamaram as autoridades, que tomaram conta da ocorrência. A queixa acabou por ser apresentada na esquadradoCampo Grande.

'O meu filho é esquizofrénico e psicopata. É um perigo andar à solta', conta, assustada, Maria Eduarda, que já no passado viveu momentos semelhantes. 'Desta vez não me bateu, mas já antes me tinha ameaçado com uma arma de fogo.' Pedro França Alemão disse mesmo que matar uma ou dez pessoas era igual, pois a pena máxima é de 25 anos de prisão.

Apesar de não ter havido agressões, as ameaças acabaram por ter consequências. Maria Eduarda teve de ser assistida ontem no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. 'A tensão subiu de forma perigosa, tive um princípio de enfarte.'

Contactada pelo CM para comentar o caso, Catarina Fortunato de Almeida diz que quer ver a situação resolvida: 'Ele é um indivíduo perigoso, referenciado e confio na polícia para que tome conta do assunto.Espero que seja feita justiça e que seja célere', diz.

Pedro França Alemão foi acusado, com mais dez pessoas, em Novembro, de extorsão, favorecimento à prostituição e imigração ilegal, tráfico de droga e armas. Actualmente está obrigado a apresentações diárias na esquadra da PSP do Rego.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)