page view

Pena suspensa por conduzirem bêbedos com filhos

Mãe de quatro menores condenada a 4 meses de prisão e pai condenado a seis.

26 de janeiro de 2015 às 15:56

O Tribunal de Ílhavo condenou a 4 e 6 meses de prisão com pena suspensa o casal apanhado a conduzir sob o efeito de álcool, ambos de 30 anos, enquanto transportavam quatro filhos menores.

A mulher foi condenada a 4 meses de prisão, com pena suspensa, após acusar uma taxa de alcoolemia de 2,30 g/l de sangue. Foi igualmente proibida de conduzir durante 8 meses e obrigada a acompanhamento por parte da Direção Geral de Reinserção Social.

Já o homem foi condenado a uma pena de 6 meses de prisão com pena suspensa e obrigado a acompanhamento por parte da Direção Geral de Reinserção Social por conduzir com uma taxa de alcoolemia de 1,4 g/l. O arguido é reincidente, contando com quatro condenações anteriores: duas por condução sob efeito de álcool e duas por violação de proibição (por não cumprir as medidas impostas nas condenações sob efeito de álcool). 

As quatro crianças foram retiradas aos pais e entregues ao centro de acolhimento infantil da Cáritas Diocesana de Aveiro, após o casal ser parado, à 01h30 de dia 6 de dezembro passado, numa operação stop da GNR, em Ílhavo.

Processo da guarda das crianças

As quatro crianças encontram-se no centro de acolhimento infantil da Cáritas Diocesana de Aveiro até ser conhecida a sentença do Tribunal de Família e Menores de Aveiro, no qual decorre um processo da guarda dos menores.

Os advogados de defesa dos dois arguidos garantem que "os pais estão motivados a lutar pela guarda das crianças", referindo ainda que os progenitores têm feito visitas regulares aos filhos.

Quatro filhos menores

A mulher, que levava num carro os filhos – de cinco meses, um, quatro e oito anos – acusou uma taxa de alcoolemia de 2,30 g/l. O marido, que seguia atrás noutro carro e também foi parado, conduzia igualmente alcoolizado. O teste do balão indicou uma taxa de 1,4 g/l.

Os militares da GNR transportaram a família para o posto e contactaram a Linha de Emergência Social. Perante a situação descrita, os técnicos consideraram que as crianças foram expostas a um perigo iminente e indicaram que fossem de imediato retiradas ao casal.

Ainda durante a madrugada daquele dia, os menores foram levados para o centro de acolhimento, onde deverão permanecer até decisão do Tribunal de Menores, no qual decorre um processo. A família não estava sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Pai condenado por conduzir bêbado foi outra vez apanhado alcoolizado este domingo

O elemento masculino do casal que foi esta segunda-feira condenado no Tribunal de Ílhavo por condução de veículo em estado de embriaguez foi apanhado pela sexta vez a conduzir bêbado, informou a PSP.

Segundo a Polícia, o indivíduo, de 30 anos, foi detido na sequência de um acidente de viação em que foi interveniente, ocorrido no domingo à noite, cerca das 21h45, na rua Capitão Lebre, em Verdemilho. "Após o acidente, o homem abandonou a viatura e fugiu a pé, tendo sido intercetado pela PSP a pouca distância do local", disse à Agência Lusa a mesma fonte.

Submetido ao teste de alcoolemia, o condutor acusou uma taxa de 2,15 gramas de álcool no sangue. O detido foi notificado para comparecer esta segunda-feira à tarde no Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro.

-----

Não deixe de nos seguir no Facebook.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8