page view

Perigo em falésia após derrocada

Arriba da praia do Pontal ruiu e lançou para o areal toneladas de pedras. Zona é frequentada por turistas para passeios e por pescadores desportivos.

03 de dezembro de 2014 às 11:01

A derrocada de parte da falésia da praia do Pontal, no concelho de Lagoa, lançou para o areal dezenas de toneladas de rocha. O aluimento da arriba foi detetado anteontem por pescadores, que alertaram a Polícia Marítima (PM) de Portimão, a qual já interditou a circulação de pessoas pelo cimo da rocha, que está em perigo de cair. Na semana passada caiu parte da arriba do promontório da Senhora da Rocha, em Lagoa, no mesmo troço de costa.

"Confirmámos a derrocada de uma zona da falésia onde existia uma gruta, localizada a nascente da praia, que é inacessível por terra", referiu ao CM o comandante Santos Pereira, da Capitania do Porto de Portimão, que assegurou terem sido "tomadas de imediato medidas de proteção com vista a garantir a segurança das pessoas que passeiam sobre a falésia".

O mesmo responsável esclareceu ainda que a praia do Pontal "é utilizada, no verão, para desembarques de passageiros de embarcações marítimo-turísticas" e adiantou que "não se tem conhecimento de qualquer dano em pessoas ou bens".

A Autoridade Marítima alertou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que vai avaliar a situação e decidir os procedimentos a adotar. Contudo, uma vez que se trata de uma praia de uso não-balnear, tudo indica que as rochas não serão removidas do areal e que ficarão à espera que o mar as leve.

Conhece a praia do Pontal?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Conhece a praia do Pontal?

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8