page view

PJ detém funcionários das Finanças por suspeitas de corrupção com narcotraficantes

Constituídos arguidos, em junho, elementos das Alfândegas foram detidos e serão presentes a um juiz.

13 de julho de 2025 às 12:23
A carregar o vídeo ...

PJ detém funcionários das Finanças por suspeitas de corrupção com narcotraficantes

A Polícia Judiciária deteve, este domingo, funcionários das Alfândegas da Autoridade Tributária, por suspeitas de corrupção passiva com narcotraficantes. Alguns dos detidos já tinham sido identificados e constituídos arguidos, em fevereiro, na “Operação Porthos”.

De acordo com informações recolhidas pelo NOW, a operação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) desenrolou-se em Lisboa, Setúbal e Sines. Em fevereiro, apesar dos fortes indícios de corrupção passiva, o Ministério Público preferiu não deter os suspeitos, constituindo-os apenas como arguidos. Quatro foram detidos, mas apenas por crimes menores, como posse de arma ilegal, tendo apenas sido interrogados no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e não presentes a um juiz.

Novos dados recolhidos pela investigação e o facto de apenas dois dos cinco funcionários das Finanças terem sido suspensos internamente, terão levado o Ministério Público a emitir mandados de detenção para que os suspeitos sejam presentes a um juiz, o que deverá ocorrer esta segunda feira.

A “Operação Porthos” investiga suspeitas de, além do tráfico de droga, subornos a funcionários do Estado por parte de organizações criminosas do Brasil, como o Primeiro Comando da Capital, e cartéis colombianos.

Em fevereiro, a Polícia Judiciária levou a cabo “32 mandados de busca, dos quais 14 domiciliárias e 18 não domiciliárias, para recolha de elementos de prova complementares”. As buscas ocorreram em Lisboa, Setúbal, Sines e Leiria. No terreno, estiveram 150 inspetores e peritos da PJ, acompanhados por quatro magistrados do Ministério Público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8