Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

PJ trava rede internacional de tráfico de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ), após sucessivas acções, travou a actividade de um grupo dedicado ao tráfico de elevadas quantidades de cocaína provenientes da América do Sul para serem distribuídas pela Europa.
5 de Julho de 2011 às 12:38
Operação resultou na detecção e identificação de diversos indivíduos de diferentes nacionalidades, sul-americanos e europeus
Operação resultou na detecção e identificação de diversos indivíduos de diferentes nacionalidades, sul-americanos e europeus FOTO: Mariline Alves/Arquivo CM

O grupo actuava a partir do Brasil, Argentina e Bolívia e seguia para Portugal, Espanha, França, Dinamarca, Holanda e Alemanha, além de outros países.

“A fase mais recente da investigação no nosso país teve início no passado mês de Fevereiro, na prossecução de estreita e profícua assistência policial mútua, essencialmente entre a P.J./U.N.C.T.E. e as congéneres da Alemanha, Bundeskriminalamt, e do Brasil, Polícia Federal”, esclarece a PJ esta terça-feira em comunicado.

Daí resultou a detecção e identificação de diversos indivíduos de diferentes nacionalidades, sul-americanos e europeus, que integravam o grupo em causa.

No passado dia 30 de Março, no porto marítimo de Leixões, foram detectadas e apreendidas 490 embalagens contendo 279,2 quilogramas de cocaína, quantidade a que correspondem 1.396.000 doses diárias.

“O produto estupefaciente era proveniente do Brasil e estava engenhosamente dissimulado no interior de pranchas de madeira que tinham como destinatária empresa com sede em Matosinhos, recentemente criada para o efeito, cujo proprietário é cidadão estrangeiro, natural de país do centro da Europa”, diz a PJ.

Na sequência dessa acção, foi imediatamente detido um colaborador da empresa, também estrangeiro, que integrava a estrutura criminosa a operar no nosso país.

Antes, no dia 23 de Fevereiro, na fronteira franco-espanhola na região dos Pirinéus-Mediterrâneo, foi detido um outro membro do grupo que transportava 75 quilogramas de cocaína oculta em veículo automóvel.

pj cocaína droga tráfico rede estupefacientes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)