page view

Polícias em grupos nazis investigados

Ministra que saber quais os elementos da PSP e GNR que integram grupo de Mário Machado. Arriscam castigos disciplinares.

16 de agosto de 2024 às 01:30

A ministra da Administração Interna abriu um inquérito para identificar elementos das forças de segurança ligados ao grupo 1143, associação extremista chefiada por Mário Machado.

Esta é a segunda vez que Margarida Blasco anuncia uma investigação geral sobre polícias depois de, em 2022, quando era inspetora-geral da Administração Interna, ter avançado com um inquérito contra quase 600 polícias por afirmações racistas nas redes sociais. Agora está em causa a ligação de agentes e militares ao grupo ultranacionalista 1143, que defende a superioridade do homem branco. Margarida Blasco ordenou o inquérito para apurar responsabilidades disciplinares, garantindo que são condutas de extrema gravidade num Estado de direito democrático e proibidas pela Constituição.

No final do ano passado havia 13 inquéritos em curso na IGAI para averiguar discriminação nas forças de segurança. Em 2023, um agente da PSP foi condenado a uma suspensão de 45 dias por ter criticado a entrada para a GNR de um elemento de etnia cigana, mas a pena foi suspensa por um ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8