page view

Prisão preventiva para 11 detidos de rede de tráfico de droga desmantelada pela GNR

Foram ainda apreendidas 14 viaturas de gama alta, uma arma de fogo, seis telemóveis e um localizador de GPS.

20 de fevereiro de 2026 às 19:19

Das duas dezenas de detidos pela GNR, em cooperação com a Guardia Civil espanhola, de uma rede de tráfico de droga, 11 ficaram em prisão preventiva, cinco com apresentações às autoridades e quatro foram identificados, indicou esta sexta-feira fonte policial.

De acordo com fonte oficial do Comando Territorial de Lisboa da GNR, do grupo de detidos na quarta-feira, suspeitos de integrarem uma rede organizada de tráfico de droga com ramificações internacionais, presentes ao Tribunal de Lisboa Oeste, em Sintra, 10 viram ser-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva, cinco de apresentações periódicas às autoridades e quatro ficaram com termo de identidade e residência.

Um outro detido em território espanhol, também presente à autoridade judiciária, ficou em prisão preventiva, a aguardar processo de extradição para Portugal, acrescentou a mesma fonte.

Numa nota, a GNR anunciou que deteve três mulheres e 17 homens, entre os 20 e 55 anos, nos concelhos de Mafra, Sintra, no distrito de Lisboa, em Setúbal e em Cadiz (Espanha), no âmbito de uma investigação que durava há cerca de dois anos.

No decurso da operação, foi dado cumprimento a 14 mandados de detenção fora de flagrante delito, incluindo um mandado de detenção europeu executado pelas autoridades espanholas, designadamente pela Guardia Civil, tendo ainda sido detidos seis homens em flagrante delito.

Segundo a GNR, no decorrer da ação foi também dado cumprimento a 21 mandados de busca domiciliária e 17 mandados de busca não domiciliária, das quais quatro foram cumpridas em território espanhol (três domiciliárias e uma não domiciliária), culminando na apreensão de diverso material.

Foram apreendidas 116.509 doses de haxixe, 440 de canábis, 5.597 de cocaína, 41 comprimidos de MDMA, 2,4 gramas de cetamina, 95.000 euros em numerário, 141 munições de variado calibre, 39 telemóveis e 10 balanças de precisão.

As autoridades apreenderam também 10 viaturas, sete armas brancas, cinco câmaras CCTV, quatro armas de fogo, duas armas de ar comprimido, duas armas elétricas, uma caixa de artigos pirotécnicos (petardos), uma máquina de contar dinheiro e diversos artigos de ourivesaria em ouro e pedras preciosas.

Ao longo de dois anos de investigação, foi também possível apreender e recuperar 389.140 doses de haxixe, 95.600 doses de MDMA em pó e cerca de 16.400 pastilhas, 320 doses de canábis, 1.050 doses de 'pink cocaine' (2C-B), 161 doses de cocaína, 299 selos de LSD e 3.920 euros em numerário.

Foram ainda apreendidas 14 viaturas de gama alta, uma arma de fogo, seis telemóveis e um localizador de GPS.

Nas operações, participaram várias unidades da GNR, dos comandos territoriais de Lisboa, Santarém e Setúbal, com o apoio da Polícia de Segurança Pública e do Instituto Nacional de Emergência Médica, em cooperação com as autoridades espanholas, nomeadamente a Guardia Civil - Comandancia de Cadiz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8