Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Quinze pescadores resgatados ao largo de Aveiro

Embarcação pesqueira afundou.
Lusa 19 de Julho de 2018 às 15:05
Polícia Marítima
Polícia Marítima apreende 245 kg de peixe ilegal no Porto de Pesca de Leixões
Pesca
Polícia Marítima
Polícia Marítima apreende 245 kg de peixe ilegal no Porto de Pesca de Leixões
Pesca
Polícia Marítima
Polícia Marítima apreende 245 kg de peixe ilegal no Porto de Pesca de Leixões
Pesca
Quinze pescadores de Vila do Conde que andavam à pesca de sardinha na embarcação "Cristo é Companheiro" foram esta quinta-feira de madrugada resgatados com vida ao largo da Torreira, em Aveiro e Leixões pela embarcação Vitória Coentrão, disseram fontes oficiais.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, explicou que o alerta do afundamento da traineira "Cristo é Companheiro" foi entre as 03h30 e as 04h00 da madrugada desta quinta-feira e que os tripulantes foram todos resgatados pela embarcação Vitória Coentrão, não tendo nenhum dos pescadores sido levado para o hospital.

"Os homens foram todos resgatados pela embarcação Vitória Coentrão, que pertence ao irmão do mestre da embarcação que foi ao fundo", explicou José Festas, acrescentando que os pescadores quando viram que o barco estava a meter água decidiram meter-se dentro de uma "xalandra" um pequeno barco que pertencia à traineira Cristo é Companheiro".

A causa do afundamento do "Cristo é Companheiro", que estava a cerca de 10 milhas a noroeste do Porto de Aveiro, ainda é "desconhecida", mas desconfia-se de um problema na hélice com o cadastro da embarcação.

À Lusa o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Carlos Isabel, adiantou que a traineira que naufragou esta quinta-feira ao largo da costa de Aveiro, estava "registada em Vila do Conde" e tinha 21 metros de cumprimento.

O alerta chegou àquela capitania 05h10 e a bordo estavam "15 elementos" a bordo, que depois de terem sido resgatados foram levados para Leixões.

O barco começou a meter água e foi ao fundo cerca das 10h00 desta quinta-feira , acrescentou Carlos Isabel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)