page view

Recém-nascidos recebem gorros em lã tricotados à mão

Já foram distribuídos 600 gorros e há mais de 500 no armário.

29 de janeiro de 2016 às 06:00

Os bebés que nascem na Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), em Abrantes, recebem um gorro em lã, que é tricotado pela equipa do Serviço de Obstetrícia. Os gorros são escolhidos pelas grávidas à chegada e colocados nos recém- -nascidos logo após o parto. Já foram distribuídos quase 600 desde maio, quando foi criado o grupo Tricotanças.

A ideia foi lançada pela enfermeira Paula Alexandra e de imediato mereceu o acolhimento de toda a equipa. Mas não só, já que aos médicos, enfermeiros e auxiliares, em breve se juntaram a familiares e até desconhecidos.

"Tricotar relaxa imenso, as pessoas ganharam entusiasmo e começaram a fazer os gorros em casa e a trazê-los ", conta Paula Alexandra, adiantando que à medida que a novidade se vai espalhando são cada vez mais as pessoas a aderir: "Temos pessoas de todo o País a enviar gorros pelo correio".

Os gorros são tricotados em lã de algodão ou para bebés, numa medida adequada à cabeça de um recém-nascido. Levam a etiqueta Tricotanças – que identifica o grupo - e outra com instruções e uma frase de Antoine de Saint-Exupéry, após o que são lavados e colocados numa embalagem fechada, feita a partir do kit da epidural. As lãs e as etiquetas são oferecidas e as embalagens recicladas.

O armário onde estão guardados os gorros tem mais de 500 em stock, organizados por cores, à espera de serem escolhidos pelas futuras mães.

"Todas acham muito giro vir aqui escolher o gorrinho e costumam optar por um que combine com o primeiro fato", diz, com orgulho, Ivone Caçador, diretora do Serviço de Obstetrícia do CHMT, adiantando que os pediatras recomendam o seu uso após o nascimento, "para não sentirem tanto a diferença de temperatura".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8