Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Recluso suicida-se no Estabelecimento Prisional de Coimbra

Um recluso, que cumpria uma pena de 13 anos por furto e roubo suicidou-se este domingo no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), disse fonte da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) à Lusa.
12 de Agosto de 2012 às 16:26
O recluso, que tinha 60 anos, tinha regressado ao Estabelecimento Prisional de Coimbra no sábado após uma saída precária de três dias
O recluso, que tinha 60 anos, tinha regressado ao Estabelecimento Prisional de Coimbra no sábado após uma saída precária de três dias FOTO: Arquivo CM

O recluso, que tinha 60 anos, encontrava-se em "regime aberto no interior e havia regressado" ao EPC no sábado, às 19h00, após uma saída precária de três dias, lê-se numa informação prestada à Lusa pela DGSP.

Ao informar que a morte por suicídio se registou na manhã deste domingo, a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais refere ainda que o recluso foi encontrado na sua cela por elementos da vigilância.

"De imediato foram feitas as comunicações oficiais às autoridades para os procedimentos legais e determinada a abertura de um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção que é coordenado por um magistrado do Ministério Público", adianta.

Segundo dados fornecidos recentemente à Agência Lusa pela DGSP, o número de suicídios nas cadeias portuguesas quadruplicou no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2011.

De 1 de Janeiro a 25 de Junho deste ano, morreram 26 reclusos nas 51 cadeias portuguesas, 18 dos quais devido a doença, e oito por suicídio.

No primeiro semestre de 2011, o número de mortes foi superior, tendo atingido as 35 - duas por suicídio e 33 por doença.

No fim de Julho, os Serviços Prisionais e a Sociedade Portuguesa de Suicidologia assinaram um protocolo visando avaliar o programa integrado de prevenção do suicídio nas prisões e propor novas medidas.

O protocolo visa a prevenção do suicídio e a procura e actualização de conhecimentos que permitam boas práticas aos funcionários prisionais. 

suicidio cadeia recluso roubos precária
Ver comentários