page view

Recolha de sémen a recluso gera polémica no hospital-prisão de Caxias

Guardas receberam ordem para levar preso à Maternidade Alfredo da Costa.

31 de março de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Recolha de sémen a recluso gera polémica no hospital-prisão de Caxias

Guardas prisionais do hospital-prisão de Caxias, em Oeiras, receberam ordens para acompanhar um recluso à Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, para uma recolha de esperma.

A diligência decorreu na manhã de sexta-feira. Dois guardas foram escalados para levar um preso a uma consulta de embriologia na MAC, uma especialidade na área do planeamento familiar. O objetivo foi que o recluso deixasse uma colheita de sémen.

No final, houve acompanhamento de regresso ao hospital-prisão. Para o Sindicato Nacional da Guarda Prisional (SNGP), esta situação “merece repúdio”. “É um atentado à segurança dos guardas. Nunca deveria ir um preso a um hospital para ser recolhido esperma, devia ter sido feito no hospital-prisão. Desrespeita uma determinação da ministra da Justiça, que apontou às diligências desnecessárias”, considerou Frederico Morais, presidente do SNGP. Já os Serviços Prisionais não quiseram confirmar, mas consideraram que “os reclusos mantêm o direito de acompanhamento médico, incluindo tratamentos de fertilidade”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8