Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Rendas vão subir 1,15% em 2019

O INE acaba de divulgar o valor da inflação, sem habitação, para agosto que é a que conta para efeitos de actualização de renda.
31 de Agosto de 2018 às 10:32
Lisboa
Habitação
Cidade de Lisboa
Lisboa
Habitação
Cidade de Lisboa
Lisboa
Habitação
Cidade de Lisboa

As rendas deverão ser actualizadas em 1,15% no próximo ano. O número acabou de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e alinha com o aumento já verificado este ano, que se situou em 1,1%. 

A actualização anual das rendas baseia-se na variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, sem habitação, relativo a agosto. Ao contrário do que antes acontecia, o INE divulga agora uma estimativa rápida, antes de publicar o valor final. É esta estimativa rápida que acaba de sair, apontando para um aumento de 1,15% neste índice de preços. Ainda assim, para se conhecer o aumento com toda a certeza será preciso esperar pelo número que o INE publicará a 12 de Setembro. 

Há cerca de um mês, vários jornais avançaram com um valor para a actualização do próximo ano, baseando-se na variação homóloga dos preços de Julho, que costuma aproximar-se bastante do valor de agosto, que é o que conta. 

Por defeito, a renda é actualizada no mês em que o contrato foi assinado. Porém, no caso das rendas antigas, que não tenham sido sujeitas a actualização, o aumento é devido em Janeiro. O senhorio não é obrigado a fazer a actualização mas se quiser fazê-la tem de notificar o inquilino por carta registada com aviso de recepção. 

Instituto Nacional de Estatística INE Índice de Preços do Consumidor macroeconomia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)