Autoridades estão no terreno a investigar a origem dos incêndios, de acordo com a Proteção Civil.
Parte da área protegida da Rede Natura 2000 em Cinfães ardeu na sequência dos incêndios que afetaram o concelho e obrigaram à evacuação de duas localidades, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil.
"Felizmente, e é a nossa prioridade, não houve vítimas a registar, nem habitações ardidas, mas em termos de área ambiental os danos são enormes, apesar de ainda não ser possível contabilizar", afirmou Carlos Cardoso.
Segundo disse à agência Lusa, o incêndio de Arouca chegou a Cinfães na terça-feira, pelo lado de Nespereira, e "afetou uma grande parte dessa freguesia e atingiu ainda outras, a freguesia de Fornelos e de Travanca".
Este incêndio, acrescentou, "colocou em risco a localidade de Arrujo, na freguesia de Fornelos, e as pessoas foram levadas para o centro comunitário de Fornelos, onde estiveram dois dias e duas noites cerca de 10 cidadãos"
"No que diz respeito à área protegida, atingiu o Vale do Paiva e a Rede Natura 2000. No Vale do Paiva os passadiços arderam e a Rede Natura 2000 foi bastante afetada, mais em Arouca, mas do lado de Cinfães também", adiantou.
A Rede Natura 2000 tem no Município de Cinfães 626 hectares (ha), "não ardeu tudo, mas foi bastante afetado" e depois há nos concelhos de Arouca (3.412 ha) e de Castelo de Paiva (712 ha), "todos afetados nesta reserva natural europeia", acrescentou Carlos Cardoso.
Entretanto, desde terça-feira, o município de Cinfães, no norte do distrito de Viseu, sofreu com outros três fogos florestais. Um na freguesia de São Cristóvão de Nogueira, um segundo na freguesia de Tarouquela, onde "ardeu uma área enorme e ainda afetou as freguesias de Fornelos e de Santiago de Piães".
Um terceiro foi registado na freguesia de Moimenta, onde "foi necessário fazer o exercício da Aldeia Segura, porque foi evacuada a localidade de Gojo, ou seja, seis pessoas foram levadas de sua casa durante um dia, todos idosos, que estiveram sempre devidamente acompanhados e alimentados".
Esta sexta-feira os incêndios "acalmaram um bocadinho" e por isso a Proteção Civil municipal já está a trabalhar em duas frentes: na contabilização dos danos e na reposição da normalidade.
"Temos de precisar todos os danos causados e temos de restabelecer a normalidade, com a limpeza das vias, limpar o lixo, pedras e troncos que estão espalhados por todos os lados e até algumas árvores que estejam em risco de queda".
Carlos Cardoso disse ainda que chegaram a estar, pelo menos, quatro estradas cortadas, embora neste momento estejam todas abertas à circulação, assim como a reposição de novos cabos de luz e comunicações.
"As empresas já estão a repor novos cabos, estão todos no terreno e, felizmente, tanto a energia como as comunicações foram sempre sendo repostas de imediato", afirmou.
O responsável pela Proteção Civil do Município de Cinfães revelou ainda que, no terreno, "também estão as autoridades a investigar a origem dos incêndios".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.