page view

Residentes querem recolocação da areia na praia de Faro

Fortes ventos da tempestade ‘Ana’ na madrugada de segunda-feira deixaram casas sem acesso.

13 de dezembro de 2017 às 08:32

A tempestade ‘Ana’ deixou a nu as fragilidades de algumas casas da praia de Faro que, no espaço de poucas horas, ficaram sem acesso, devido à enorme quantidade de areia empurrada pelos fortes ventos que se fizeram sentir na madrugada de segunda-feira. Apesar de não ter havido estragos avultados, quem foi afetado alerta para a falta de manutenção da zona.

"O que se passou na segunda-feira é um acumular de anos. Tem de haver uma ação sobre esta zona da praia de Faro e essa ação é a recolocação de areias para onde elas fazem mais falta, que é na praia, porque em cima das casas é que não faz falta nenhuma, muito menos nas passadeiras, que limitam o acesso às casas", explicou ao CM Manuel Mestre, um dos residentes.

A acumulação de areia junto às habitações, no inverno, é recorrente, até porque as casas afetadas foram construídas há décadas perto das dunas. A tempestade ‘Ana’ apenas agravou um problema com o qual os residentes da praia de Faro lidam regularmente.

Apesar de reconhecerem a dificuldade em controlar a movimentação das areias, os moradores acreditam que poderia haver uma minimização dos problemas se a Câmara de Faro fizesse a manutenção regular da areia.

Contactada pelo CM, a autarquia farense garante que, devido ao mau tempo que se fez sentir, tem "procurado auxiliar os moradores a desobstruir passagens", mas realça que nada pode fazer que "previna as consequências destes temporais, uma vez que as edificações estão implantadas em plenas dunas".

PORMENORES 

Poucos danos

Apesar do cenário encontrado no local, com algumas habitações quase totalmente cobertas de areia, não houve danos avultados. No entanto, os residentes tiveram de retirar as toneladas de areia do local.

Trânsito limitado

A quantidade de areia levantada pela tempestade levou a que o trânsito da praia de Faro estivesse condicionado na segunda-feira. As máquinas da empresa Fagar estiveram a desobstruir os caminhos.

Árvore cai

Uma árvore que caiu este fim de semana, devido ao temporal, cortou o acesso ao farol de Santa Maria, no Núcleo do Farol, na ilha da Culatra. Os trabalhos de remoção da árvore devem terminar hoje.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8