Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Rusgas e cascatas a concurso em Aldoar

É assim todos os anos: cada freguesia cria uma rusga com um determinado tema. O próprio S. João foi o escolhido deste ano para inspirar a rusga aldoarense. Mas a freguesia não compete só com a rusga e entrou também no concurso de cascatas.
21 de Junho de 2011 às 00:30
Os concursos populares dão uma nova alegria e vivacidade às freguesias que participam, e Aldoar não é excepção
Os concursos populares dão uma nova alegria e vivacidade às freguesias que participam, e Aldoar não é excepção FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Em ensaios desde Maio, está quase tudo pronto para o grande dia em que vão saber se, tal como desejam, os aldoarenses repetem a vitória de 2004 ou o 2º lugar de 2005, no concurso das rusgas. As cascatas, feitas por associações e lares de dia de Aldoar, estão em exposição na Junta de Freguesia.

Joaquim Alves, secretário da Junta, garante que a actuação de dia 25 vai incluir "muitos trabalhadores da antiguidade", ou não fosse o S. João uma festa do povo trabalhador. Sardinheiras, peixeiras, ardinas e floristas são apenas algumas das personagens que integram a rusga.

As maquetas que representam um rio, uma ponte, casas e moinhos, trabalhadores e animais, feitas artesanalmente por instituições aldoarenses, fazem parte de uma exposição patente na Junta da localidade até ao fim do mês. "Isto ajuda a animar as festas e as pessoas. E ainda é a área que atrai mais gente", refere Joaquim Alves. A Junta tem tido muitas visitas devido à exposição, seja porque "os miúdos pedem aos pais para ir ver ou os idosos que querem observar o seu trabalho", adianta ainda o responsável.

MINI-CAMPEÕES TAMBÉM COMPETE

As festividades associadas ao São João não são só para adultos. Assim, integrada no programa das comemorações de 2011 está a Corrida dos Mini-Campeões.

Esta prova, integrada na Corrida de S. João, é dirigida aos jovens, quer sejam rapazes ou raparigas.

Com início na praceta do Molhe, os mais novos vão ter que correr consoante o seu escalão. Dos nove aos 16 anos, todos podem participar na corrida que se realiza no dia 25, a partir das 15h30.

Os mais pequenos podem participar individualmente ou por associações, organizações populares e escolas.

METRO VAI FUNCIONAR DURANTE A NOITE

Tal como nos anos anteriores, o Metro do Porto vai montar uma operação especial para a grande noite de S. João. De 23 para 24 (quinta para sexta-feira), o metro funciona sem interrupções.

É esperado, essencialmente, um aumento das frequências dos veículos. A partir das 20h00 de quinta-feira a circulação começa a ser reforçada, mas diminui a partir das 03h00. Esta situação ocorre em todas as linhas do metro.

CASCATAS SÃO DIVERSÃO

Mais bonitas ou mais feias, maiores ou mais pequenas, as cascatas feitas pelas instituições de jovens, crianças e idosos de Aldoar são "uma diversão" para a freguesia, como garante Joaquim Alves. O secretário da Junta diz ainda que, todos os anos, a participação é "muito boa". À semelhança dos últimos anos, a Porto Lazer é novamente a júri do concurso de cascatas, que elege a melhor e mais bonita maqueta de todas as freguesias.

RUSGAS DE SÃO JOÃO ALDOAR CONCURSO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)