page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

SEF detém mulher suspeita de tráfico de seres humanos no aeroporto de Lisboa

Detida chegou ao aeroporto com uma criança de 9 anos sem documentos.

24 de maio de 2019 às 13:56

O SEF deteve uma mulher suspeita de tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal, que na quinta-feira chegou ao aeroporto de Lisboa com uma criança de 9 anos sem documentos, indicou esta sexta-feira aquele serviço de segurança.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que a mulher chegou a Lisboa proveniente de um voo de Accra, no Gana, com paragem em São Tomé, e estava acompanhada de uma criança de 9 anos, alegando ser sua filha, estando ambas as passageiras sem documentos.

Segundo o SEF, foram feitas várias consultas à lista de passageiros, cruzando-as com as identidades verbalmente declaradas, além das consultas ao sistema europeu de vistos, no qual se verificou que a alegada mãe da criança tinha feito vários pedidos de visto e todos com parecer negativo.

"Em conversa informal com os inspetores do SEF, a cidadã estrangeira acabou por dizer que afinal era tia, e não mãe, da criança, e que os seus passaportes tinham ficado na posse de um cidadão congolês e que vinham em turismo para Portugal", precisa aquele serviço de segurança, sublinhando que a menor afirmou não conhecer a senhora que a acompanhava e que os seu pais se encontravam no Congo.

O SEF avança que se desconhece, para já, os titulares do poder parental e o seu paradeiro, bem como as reais intenções do propósito da viagem.

Esta situação enquadra-se no 'modus operandi', detetado já várias vezes pelo SEF, e que consiste na aquisição de bilhete de viagem para destino que permita trânsito em Schengen, sem necessidade de visto de escala, apresentando-se, posteriormente, na fronteira nacional sem documentos, explica aquele serviço.

O SEF refere que a criança foi ouvida no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e encaminhada para uma casa segura, enquanto a mulher foi detida e vai ser esta sexta-feira presente às autoridades judiciais.

No ano passado, o SEF criou equipas especializadas e vocacionadas para uma intervenção integrada ao nível da proteção e acolhimento das vítimas de tráfico de seres humanos e da investigação criminal.

Estas equipas são multidisciplinares e constituídas por elementos designados pelas direções regionais do SEF, em coordenação com a direção central de investigação do serviço, no âmbito da prevenção e investigação criminal de especial complexidade, como é o tráfico de pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8