Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Seguranças condenados a prisão por espancamento em bar do Porto

Condenação a seis anos e seis meses de prisão acontece cinco anos depois da agressão.
Nelson Rodrigues 10 de Julho de 2018 às 11:31
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo
A violenta agressão ocorreu em julho de 2013, durante um evento matinal (‘after hours’) num bar, no Porto, mas só esta segunda-feira - passados cinco anos -, os dois seguranças foram condenados no tribunal de S. João Novo, a seis anos e seis meses de prisão.

Os arguidos, Vítor Bica e Bruno Abreu - que estão na cadeia e responderam por tentativa de homicídio e exercício ilícito de segurança privada -, têm ainda de pagar 80 mil euros à vítima, atualmente  com 42 anos e que sofreu sequelas "permanentes e irreversíveis".

"A vida da vítima mudou por completo. Teve de reaprender a andar e a falar. Era uma pessoa saudável e sem doenças. Passou a viver nervoso e não consegue estar parado muito tempo.Sofre de amnésia e vive desorientado no espaço e no tempo. As agressões até afetaram, sem retorno, a sua fruição sexual", referiu a juíza Isabel Trocado.

O crime ocorreu na festa Lotus After Hours. A vítima foi agredida com murros e pontapés até ficar inconsciente e depois abandonada na rua.

Esteve mais de um mês em coma. Além dos dois seguranças contratados, o tribunal condenou ainda o chefe da segurança do evento, Carlos ‘Gandarela’, a dois anos de prisão efetiva.

Também a responsável da festa, Otília Marques, foi sentenciada a um ano e oito meses de cadeia, em pena suspensa.

"Esta suspensão está condicionada a dar uma satisfação moral, por escrito, à família da vítima e na qual se penitencie por ter contratado seguranças ilegais que provocaram esta situação de violência gratuita", disse a magistrada.
Bruno Abreu S. João Novo crime lei e justiça julgamentos agressão porto bar seguranças julgamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)