Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

“Sempre que chove as casas inundam”

"Estou cansado das cheias. É a quarta vez que a água nos estraga tudo este ano. Vou arranjar a casa e vendê-la." Luís Santos, morador no número 11 da rua Vila de São Martinho, em Benfica (Lisboa), arregaçou as mangas e pôs-se ao trabalho. Eram 08h00 quando foi dado o alerta. A chuva que caiu durante a madrugada fez subir a ribeira e as caves das três casas do fim da rua foram inundadas. "Sempre que chove, as casas inundam."
31 de Maio de 2011 às 00:30
Luís Santos é um dos moradores afectados. Todo o material que tinha na cave ficou destruído
Luís Santos é um dos moradores afectados. Todo o material que tinha na cave ficou destruído

Desta vez, a situação mais grave foi a de Luís Santos, que há dois anos teve um prejuízo de 29 mil euros devido a chuvadas idênticas. Ontem, a água inundou-lhe a cave e levou para o lixo sofás em pele, arcas frigoríficas e televisões. De cada cave, os Sapadores Bombeiros de Lisboa, que estiveram no local toda a manhã, retiraram 120 mil litros de água.

Os moradores culpam o condomínio privado Green Evolution, que terá "desviado o curso de uma ribeira quando foi construído". António Carvalho, da Green Evolution, rejeita as acusações. As inundações em Benfica estão entre os 60 pedidos de ajuda que os Sapadores Bombeiros receberam entre as 06h35 e as 10h00.

De resto, todo o País esteve em alerta amarelo por causa da chuva e trovoada.

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, o tempo só deverá melhorar a partir de amanhã. O primeiro dia de Junho trará céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e pequena subida de temperatura na região Sul.

CHUVA FORTE E PROLONGADA INUNDA VISEU

Uma forte chuvada que se prolongou durante quase uma hora, acompanhada de granizo, ontem à tarde, na cidade de Viseu e arredores, causou perto de 30 inundações em caves, garagens e na via pública. Uma das situações mais graves ocorreu em Ranhados, onde a água chegou ao tecto de uma garagem, deixando um carro submerso. Os Bombeiros Municipais receberam 12 pedidos de ajuda, relativos sobretudo a caves e garagens, enquanto os Voluntários acorreram a 16 chamadas, quase todas de inundações na via pública. Algumas estradas estiveram cortadas.

chuva inundações lisboa viseu
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)