page view

Sindicalista “perseguido” depois de queda de grua no Porto

Sindicato da Construção defende que empresa deveria lutar por uma cidade segura, após a dona da estrutura falar em ação judicial.

25 de abril de 2019 às 10:15

Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção de Portugal revelou ontem que foi "perseguido por um representante do dono da obra" onde, no sábado à tarde, uma grua caiu e atingiu nove casas, na zona das Fontainhas, Porto.

O caso, revelado em comunicado, surge após a empresa Somirav (proprietária da estrutura) ter assegurado que vai agir judicialmente contra o sindicato que classificou o acidente como um "erro grosseiro", acrescentando que a grua não estava em bom estado.

"As declarações são completamente irresponsáveis. Aliás, eu tive logo pessoas que me ligaram, inclusive engenheiros mecânicos, a questionar como é que ele teve a petulância de fazer aquelas declarações se nem a engenharia mecânica se atreve a fazê-lo sem dados mais concretos", disse Maria Ferreira, administradora da empresa.

Por outro lado, em comunicado, o sindicato reafirma o mau estado da grua: "Uma pessoa ligada à empresa (Somirav) queria desmontar a base da torre da grua, mas a Autoridade para as Condições do Trabalho não permitiu para poder levar a cabo o inquérito."

A nota diz também que a empresa "não deveria criticar o que foi dito pelo sindicato, mas antes o contrário", perante o objetivo de conter "um Porto seguro para quem habita e quem visita a cidade".

Em cerca de dois meses, duas gruas tombaram no Porto. A queda nas Fontainhas deixou um casal com uma bebé desalojado e causou danos materiais em nove casas, levando a Câmara do Porto a ordenar a suspensão das licenças para instalação de gruas no espaço público.

A autarquia criou, entretanto, grupos de trabalho para avaliar as dimensões técnica e jurídica da instalação de gruas para evitar novos acidentes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8