Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Sobe para 181 o número de casos suspeitos de coronavírus em Portugal. Mantêm-se os 13 confirmados

Esta sexta-feira foram confirmados quatro novos casos de infeção por Covid-19 no País.
Correio da Manhã 6 de Março de 2020 às 19:23
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Getty Images
Portugal regista 13 infeções confirmadas de Covid-19 e 30 novos casos suspeitos ainda em avaliação, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS)

Segundo o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado pela DGS, o número total de casos suspeitos é de 181 desde o início do ano, entre os quais os 30 que se encontravam hoje ao final do dia a aguardar resultados dos exames laboratoriais.

O aumento do número de infeções, de nove na quinta-feira para 13 hoje, foi inicialmente anunciado pela ministra da Saúde, Marta Temido, após uma reunião da União Europeia, em Bruxelas.

No boletim, a DGS explica que dos 13 casos de infetados com o novo coronavírus, que provoca a doença denominada Covid-19, oito são no Porto, um em Coimbra e quatro em Lisboa.

Do total de casos, cinco são importados: um de Espanha e quatro de Itália. Nove são homens.

Ainda de acordo com o boletim, houve ainda 354 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus aumentou para 100.842, das quais 3.456 morreram, em 92 países e territórios, segundo um balanço divulgado pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 17:00 de hoje.

O novo coronavírus surgiu pela primeira vez no final do ano passado em Wuhan, na China, e pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

demografia questões sociais DGS Portugal coronavírus covid-19
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)