Apesar da forte corrente do rio, que tinha galgado a ponte Nova, em Lomar, e dos avisos de dois adolescentes que tentaram demovê--lo, Firmino Machado, 61 anos, teimou em atravessar a ponte, e acabou arrastado pela força das águas. O cadáver do sexagenário foi encontrado ontem de manhã, a cerca de dez metros do local onde desapareceu.<br/><br/>
1 / 11
Firmino Machado foi a única vítima mortal do temporal que se abateu anteontem sobre o País. A morte do ex-combatente da Guiné, viúvo e pai de quatro filhos, chocou a comunidade. "Vivo aqui há mais de vinte anos e nunca vi uma coisa destas", disse ao CM Alice Elvira, assegurando que, cheia de medo, passou a noite em claro.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Lomar, Manuel da Silva Dias, "as construções junto ao leito do rio são responsáveis por estas inundações, impossíveis de controlar". Segundo o autarca, os prejuízos ascendem a mais de cem mil euros.
Prejuízos avultados tiveram também diversas empresas instaladas no Parque Industrial de Celeirós, em Braga, onde a água galgou ruas e invadiu fábricas. Na Camilo Pinto, os 150 trabalhadores tentavam ontem limpar as instalações e recuperar algumas das máquinas e tecidos danificados. "Os prejuízos são incalculáveis. Ainda estamos a fazer as contas, mas são muitos milhares de euros", disse ao CM, com ar desolado, a administradora, Camila Pinto.
Em Frossos, Braga, o rio Torto alagou os campos e invadiu oito casas, junto à igreja. Cinco idosos tiveram de ser retirados das casas, que ficaram com todo o recheio danificado. Cândida Costa socorreu a mãe, quando esta tinha já "água pelo pescoço".
Nos distritos do Porto e Braga a Protecção Civil registou na noite de anteontem quase 500 ocorrências relacionadas com o mau tempo, das quais 350 foram inundações.
SOL REGRESSA A PARTIR DE HOJE
O Instituto de Meteorologia prevê uma melhoria significativa do estado do tempo a partir de hoje, com céu pouco nublado ou limpo, bem como a descida da temperatura mínima, situação que se manterá até domingo.
AEROPORTO REABRE CHECK-IN
O aeroporto de Faro reabriu ontem a zona do check-in, mantendo encerradas as duas pontas do edifício, onde a estrutura ficou fragilizada após o temporal. O tipo de vento, denominado ‘downburst', que destruiu parte da estrutura do edifício, terá sido o mesmo que causou a queda do avião da companhia Martinair, em Faro, em 1992.
INUNDAÇÕES PROVOCAM PREJUÍZOS AVULTADOS
O mau tempo que se fez sentir anteontem na zona norte provocou centenas de inundações e prejuízos de milhares de euros.
Na Póvoa de Varzim, um jardim-de-infância foi evacuado depois de a água ter alagado a sala onde estavam as crianças. Também uma loja de roupa ficou totalmente destruída.
Já em Lavra, Matosinhos, várias pessoas lamentavam os danos avultados nas garagens.
"Os meninos estavam muito assustados com a água a entrar por todos os locais. Temos a sala toda danificada, e não sei onde vamos arranjar dinheiro para as obras", disse uma educadora de infância do Instituto Maria Paz Varzim, que ontem não abriu.
Em Lavra, as águas inundaram as garagens de várias habitações no largo Fernando Aroso. "Perdi tudo o que aqui tinha", referiu Helena Pinto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.