page view

Terminal de contentores cria parede frente ao Tejo

Impactos serão “muito significativos” sobre vistas obtidas a partir da Margem Sul.

01 de novembro de 2018 às 09:42

Num investimento de 600 milhões de euros e que prevê a criação de cerca de 500 postos de trabalho, o terminal de Contentores do Barreiro obriga a um "significativo volume de dragagens" de areias do estuário do Tejo.

E terá também impactos "muito significativos" sobre a paisagem vista a partir da avenida Bento Gonçalves, no Barreiro, revela o Estudo de Impacte Ambiental que está sob consulta pública até 7 de dezembro.

Numa área de 331 hectares, a ser construído sobre as águas do rio Tejo, o terminal de contentores "criará uma parede de contentores frente ao rio", alerta Carla Graça, dirigente da associação ambientalista Zero.

A construção obriga também à realização de dragagens, sendo que as areias que não oferecem riscos serão depositadas frente a Alcântara (Lisboa), a Algés (Oeiras) e numa zona do oceano Atlântico a cerca de 15 quilómetros do farol do Bugio. Carla Graça aponta, contudo, que há também "a necessidade de retirada de sedimentos com contaminação química que serão colocados em aterro".

A realização das dragagens impõe também condicionantes no transporte de passageiros nas ligações fluviais. A ambientalista salienta que haverá "efeitos negativos na qualidade do ar devido à libertação de óxido de azoto e de partículas que dificultam a respiração".

Rui Braga, vereador da Gestão e Reabilitação Urbana da Câmara do Barreiro, espera que o concurso público internacional de construção e exploração do terminal "seja lançado já no início do próximo ano pela Administração do Porto de Lisboa".

O autarca acredita que a obra fique concluída em seis anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8