Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Tesoureiro saca 27 mil euros de faculdade e culpa namorado

Assumiu esquema levado a cabo na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, mas para pagar as dívidas do então companheiro.
José Eduardo Cação 28 de Fevereiro de 2019 às 01:30
Tribunal de São João Novo, na cidade do Porto
Tribunal de São João Novo
Tribunal de São João Novo, no Porto
Tribunal de São João Novo, na cidade do Porto
Tribunal de São João Novo
Tribunal de São João Novo, no Porto
Tribunal de São João Novo, na cidade do Porto
Tribunal de São João Novo
Tribunal de São João Novo, no Porto
"Pedi vários empréstimos em meu nome ao querer organizar a minha vida, ao lado do meu companheiro da altura. Fui na cantiga dele e a situação complicou-se".

Foi esta a justificação de José Abreu, de 47 anos, dada na manhã desta quarta-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de São João Novo, no Porto, para justificar o desvio de 27 mil euros relativos a propinas, da Faculdade de Economia, da Universidade do Porto (UP), entre fevereiro de 2012 e janeiro 2017.

Está acusado do crime de peculato e confessou todos os factos de que está acusado.

"Além dos empréstimos, comecei a receber chamadas anónimas de várias pessoas a dizer que o meu companheiro lhes devia dinheiro. Ameaçavam-me a garantir que sabiam onde moravam os meus pais e a dizer para pagar o que o meu companheiro lhes devia", contou ao coletivo de juízes.

O arguido era tesoureiro na Faculdade de Economia da UP desde 2008 e tinha como função receber o dinheiro relativo às propinas. Tinha ainda de emitir faturas/recibos e introduzir os dados no sistema informático.

Quando decidiu criar o esquema fraudulento, o arguido ficava com o montante e introduzia dados falsos no computador para que tudo parecesse normalizado.

José Abreu mostrou-se arrependido e o Ministério Público pediu uma condenação em conformidade, tal como o advogado de defesa.

Já o advogado da universidade apelou ao coletivo que, além da condenação, fosse paga uma indemnização superior a 29 mil euros, por danos causados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)