page view

Tribunal da Relação afasta juízes suspeitos de irregularidades na distribuição de processos

Orlando Nascimento e Rui Gonçalves continuam receber salário, acima dos 3500 euros mensais.

11 de março de 2020 às 08:49

Os desembargadores Orlando Nascimento e Rui Gonçalves estão fora da distribuição de recursos no Tribunal da Relação de Lisboa.

Orlando Nascimento, que renunciou ao cargo de presidente daquele tribunal e foi alvo de um processo disciplinar, pediu para ser afastado da distribuição dos processos durante três meses. Já Rui Gonçalves, que também está na mira do Conselho Superior de Magistratura, foi afastado dos sorteios até dia 17 de abril, por ordem da nova presidente da Relação, Guilhermina de Freitas.

Ambos continuam receber salário, acima dos 3500 euros mensais. Em causa estão suspeitas de irregularidades na distribuição de processos na Relação, detetadas no processo da Operação Lex.

Entretanto, Orlando Nascimento candidatou-se a um lugar de juiz conselheiro no Supremo Tribunal de Justiça. O processo disciplinar não impede que o desembargador concorra à vaga, a não ser que surja uma decisão que o impeça, como uma pena de aposentação compulsiva ou demissão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8