page view

TUB contraria aumentos e mantém os tarifários

Refere crescimento de receita com venda de títulos de transporte nos últimos três anos.

03 de dezembro de 2017 às 09:45

Os transportes públicos sob tutela do Estado deverão sofrer, em 2018, um aumento de dois por cento no preço para os passageiros, mas os Transportes Urbanos de Braga (TUB) propõem a manutenção dos tarifários. A proposta vai ser analisada na reunião do executivo da autarquia, já amanhã.

"Desde 2014 que os TUB registam um aumento consistente de validações e da receita proveniente da venda de títulos de transporte. Em 3 anos, aumentámos os passageiros transportados em 9% e a receita em mais de 7%. O desempenho foi conseguido sem qualquer aumento de tarifário. Resultou de melhorias na qualidade do serviço prestado, da otimização e da melhoria da rede de transporte, da facilidade no acesso aos títulos de transporte e do reforço da complementaridade com outros modos de transporte", indica a administração da transportadora na proposta que será discutida pela Câmara de Braga. Indica ainda que "a tendência de crescimento mantém-se em 2017".

O aumento de dois por cento nos preços dos transportes públicos confirmado pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, levou já a críticas do Grupo de Utentes do Porto, que falam numa contradição com a política de reposição de rendimentos da administração central. Refere que o Governo "quer justificar o aumento dizendo que este servirá para mais investimento e melhores serviços, mas essa função não cabe aos utentes. Mas o investimento compete, única e simplesmente, ao Governo". Acrescentam que a administração central deveria antes seguir o incentivo ao uso de transportes públicos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8