page view

Quatro bombeiros feridos em acidente com carro de combate aos incêndios em Baião

Corporação de Vila Meã garante que as vítimas já foram avaliadas, "estão estáveis e a receber cuidados médicos".

22 de agosto de 2023 às 14:49

Os bombeiros da corporação de Vila Meã iam substituir uma equipa no incêndio de Baião, na tarde de terça-feira, quando a viatura onde seguiam caiu por uma ribanceira. Quatro operacionais ficaram feridos, um deles com gravidade, depois de o veículo todo-o-terreno ter capotado várias vezes num ravina com cerca de 200 metros.

O acidente ocorreu cerca 13h40 durante o combate ao incêndio que lavrava em Teixeira e Teixeiró, em Baião. As vítimas foram assistidas no local por equipas do INEM e dos bombeiros, tendo sido transportadas para o hospital.

Segundo o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros, os quatro bombeiros que sofreram o acidente estavam “estáveis” no momento em que foram resgatados. Segundo explicou Sérgio Barros, o veículo que transportava cinco bombeiros “precipitou-se por uma ribanceira” durante a realização de uma manobra. Os elementos dos bombeiros que se encontravam na viatura têm entre 25 e 46 anos, sendo que três deles sofreram ferimentos ligeiros. Uma das vítimas foi considerada grave, mas o seu estado clínico é estável à semelhança das outras três.

Segundo o CM apurou, as vítimas foram projetadas da viatura, que terá capotado cerca de 20 vezes. Apesar de o veículo transportar cinco pessoas, um deles, o chefe de viatura, encontrava-se no exterior a auxiliar a manobra, não tendo, por isso, sofrido qualquer ferimento. Os quatro operacionais foram resgatados por outros elementos dos bombeiros e, posteriormente, estabilizados e avaliados por profissionais do INEM. No local esteve ainda um helicóptero de emergência.

Já na aldeia de Areias, em Carrazeda de Ansiães, onde deflagrou um incêndio na tarde desta segunda-feira, a população já está habituada a ter o fogo por perto, nesta altura do ano. Viram durante a noite as chamas bem perto das suas casas. Ricardo Costa, habitante da aldeia, contou ao CM que, na terça-feira à noite, as pessoas na aldeia estavam todas na rua, assustadas. “O fogo esteve perto mas as casas nunca estiveram em perigo, os bombeiros apareceram logo e controlaram a situação. Houve até pessoas da aldeia que ajudaram os bombeiros a pegarem nos tratores para abrirem rodeiras, para abrir caminhos e impedir a progressão das chamas”, referiu.

A carregar o vídeo ...

Vídeo mostra local onde carro dos bombeiros capotou em Baião

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8