Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Saiba quem são os detidos na Operação Teia

Conheça o presidente do IPO do Porto, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e a mulher, e o presidente da Câmara Municipal de Barcelos suspeitos de crimes de corrupção.
Iúri Martins e Daniela Vilar Santos 29 de Maio de 2019 às 13:07
Presidente do IPO do Porto, José Maria Laranja Pontes; Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto e a mulher, Maria Manuela Couto; Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes
Presidente do IPO do Porto, José Maria Laranja Pontes; Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto e a mulher, Maria Manuela Couto; Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes FOTO: Direitos Reservados

Foram esta quarta-feira detidos por suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio o presidente do IPO do Porto, José Maria Laranja Pontes, o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto e a mulher, Maria Manuela Couto, e o presidente da câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

José Maria Laranja Pontes – Presidente do IPO do Porto

Laranja Pontes nasceu a 29 de novembro de 1951 em Vila do Conde e licenciou-se em Medicina pela Universidade do Porto, em 1976.

Fez o Internato Complementar na Especialidade de Cirurgia Plástica no Hospital Geral de Santo António , que terminou em 1986.

Em maio de 1989 chegou a assistente hospitalar de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO), tendo-se tornado diretor do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no final desse mesmo ano.

Em 2006 tornou-se presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto, cargo que ainda ocupa.

Joaquim Couto – Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

Joaquim Couto nasceu em Santo Tirso a 1 de maio de 1951. Foi nos anos 70’ que deu os primeiros passos na política. Na mesma altura ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Concluiu a licenciatura em Medicina em 1976.

Foi convidado para encabeçar a lista do PS à Câmara Municipal de Santo Tirso em 1982, tendo sido eleito com maioria absoluta.

Durante os 17 anos de presidência foi somando várias vitórias nas eleições autárquicas e tornou-se uma figura emblemática do Partido Socialista.

Foi cofundador e presidente da Associação de Municípios do Vale do Ave, membro da Comissão Especializada das Finanças Locais da Associação Municipal de Municípios Portugueses e membro efetivo do Comité das Regiões, em Bruxelas.

Entre 1999 e 2002, foi Governador Civil do Porto, e em 2005 assumiu o cargo de deputado à Assembleia da República.

Atualmente, é presidente da Câmara de Santo Tirso, vice-presidente da Área Metropolitana do Porto, presidente da AMAVE e vice-presidente da ACTE – Associação de Coletividades Têxteis Europeias.

Maria Manuela Couto – Mulher de Joaquim Couto

Maria Manuela Couto é a mulher de Joaquim Couto, um dos detidos nesta operação da PJ no caso de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio.

É gerente e sócia de cinco empresas de assessoria de comunicação e organização de eventos.

É administradora da W Global Communication (antiga Mediana) e foi uma das cinco pessoas detidas em outubro de 2018 pela PJ no âmbito da Operação Éter por crimes económicos associados da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Esteve envolvida e acabou por ser constituída arguida, em 2018, no âmbito da investigação relacionada com o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Miguel Costa Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

Miguel Jorge da Costa Gomes nasceu a 25 de novembro de 1957 em Arcozelo, Barcelos.

É um empresário ligado às áreas da Indústria e Serviços. Venceu as autárquicas de 2009 em Barcelos pelo PS acabando com um domínio de 33 anos do Partido Social-Democrata.

Mantém funções como Presidente da Comissão da Autorização Comercial, é membro do Conselho de Administração da Resulima, Vice Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios do Minho.

Miguel Costa Gomes foi reeleito em 2017 como Presidente da Câmara de Barcelos, posto que ainda ocupa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)