Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Unidade de Controlo Costeiro apreende 3,5 milhões de euros

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, apreendeu cerca de 3,5 milhões de euros de mercadoria desde 01 de Janeiro de 2009, informou este sábado o Comandante da Unidade, Major General José Hermínio Alves.
23 de Outubro de 2010 às 13:40
Por via marítima , a unidade apreendeu 14,5 toneladas de haxixe, quatro embarcações de “elevada qualidade” e dez mil litros de combustível
Por via marítima , a unidade apreendeu 14,5 toneladas de haxixe, quatro embarcações de “elevada qualidade” e dez mil litros de combustível FOTO: Lusa

Na cerimónia do Segundo Dia da UCC, em Lisboa, presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, foi pormenorizado que no total das operações foram apreendidas 120 toneladas de pescado.

Por via marítima , a unidade apreendeu 14,5 toneladas de haxixe, quatro embarcações de "elevada qualidade" e dez mil litros de combustível.

Em duas acções, com a colaboração da Policia Judiciaria, a UCC desmantelou duas redes de tráfego de droga.

Durante 22 meses, segundo o Comandante, foram efectuados seis milhões de quilómetros em patrulhas motorizadas e marítimas, quatro mil patrulhas a pé, fiscalizadas 400 embarcações e sete mil viaturas, assim como foram registadas 200 mil horas em vigilância encoberta e 50 mil com câmaras de visão nocturna.

"Diariamente, mais de 300 militares da UCC, 25 por cento do seu efectivo global, mantêm uma presença efectiva na costa e no mar territorial desde Caminha até Vila Real de Santo António, com especial incidência no período nocturno", acrescentou o Comandante.

Neste tempo de acção, a unidade integrou três operações de combate à imigração ilegal, duas no Sul de Espanha, e uma na fronteira marítima Greco-Turca,  que resultou na detenção de 130 imigrantes ilegais e a apreensão de cinco embarcações.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)