Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

VAGA DE ASSALTOS A BOMBAS

A Polícia Judiciária está a investigar uma vaga de assaltos armados a bombas de gasolina na zona Sul do País, que tem vindo a ocorrer desde o princípio do ano, mas em que a maior incidência se tem verificado a partir de Maio.
19 de Junho de 2002 às 00:37
Segundo dados recolhidos ontem pelo Correio da Manhã, só nos últimos dez dias houve pelo menos sete assaltos, a maioria deles no Distrito de Setúbal, mas também no Algarve e Alentejo.


Ontem, por exemplo, uma bomba de gasolina em Almancil foi assaltada por um duo encapuzado e armado com uma pistola, que chegou a agredir o funcionário da estação de combustível.


A referência a este tipo de conduta agressiva surge também em meados de Maio, em Casa Branca, no Alentejo, em que também um duo armado com uma caçadeira disparou contra uma parede para intimidar o funcionário.


As autoridades, no entanto, ainda não têm elementos suficientes que lhe permitam concluir que se trate sempre da mesma quadrilha, embora haja em vários casos elementos comuns, como as situações verificadas no dia 13, em que um duo assaltou uma farmácia em Águas de Moura e a seguir assaltou umas bombas em Palmela. O mais flagrante é a utilização de uma espingarda caçadeira de um cano, semiautomática, segundo testemunhos das vítimas. Aliás, o 'modus operandi' tem sido muito similar, com um dos assaltantes a ficar dentro da viatura, por vezes escondida nas imediações, enquanto o outro indivíduo empunha a caçadeira, embora as referências surjam também em relação a uma pistola.


Em todos os casos também os assaltantes apresentam o rosto coberto com capuzes e usando as mãos enluvadas, se bem que haja testemunhos que falem, com insistência, de "um negro e um branco".


Em pelo menos um dos casos foi usada uma viatura com matrícula falsa, presumindo-se que seja resultante de um furto de automóvel. Em Marco do Grilo, em que em vez de dois assaltantes aparecem três, referidos como "brancos", dentro de um "carro velho".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)