page view

Veleiro sueco com avaria no motor e quatro náufragos a bordo auxiliado nos Açores

Polícia Marítima da Horta deslocou-se para o local, a par de uma embarcação da autoridade portuária que rebocou o veleiro.

18 de março de 2021 às 20:23

Um veleiro de bandeira sueca, com seis pessoas a bordo, quatro delas alegados náufragos de origem africana, foi hoje auxiliado ao largo da ilha de São Jorge, nos Açores, pela Autoridade Marítima depois de reportar uma avaria num motor.

De acordo com o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, a bordo da embarcação estavam "os dois tripulantes do veleiro e quatro náufragos que alegadamente haviam sido recolhidos de uma balsa onde seguiam há três semanas, a cerca de 700 milhas [1296 quilómetros] das ilhas Canárias".

O alerta foi recebido pela autoridade portuária do Porto das Velas, na ilha de São Jorge, pelas 07:30 (08:30 em Lisboa), através do 'skipper' do veleiro, a informar que "precisava de apoio devido a uma avaria no motor e a referir que tinha a bordo quatro náufragos, dois de nacionalidade senegalesa, um de nacionalidade cabo-verdiana e um de nacionalidade guineense".

O comando local da Polícia Marítima da Horta deslocou-se para o local, a par de uma embarcação da autoridade portuária que rebocou o veleiro até ao fundeadouro do Porto das Velas.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, foi contactado o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por se tratarem de cidadãos estrangeiros e uma equipa médica, que avaliou o seu estado de saúde e efetuou um teste de rastreio à covid-19 às seis pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8