1,2 milhões de euros para limpeza do rio Tejo

Trabalhos para retirar 30 mil metros cúbicos de sedimentos.

22 de fevereiro de 2018 às 09:09
Remoção da espuma que cobriu o rio obrigou à compra de material específico Foto: Pedro Brutt Pacheco
Manto de espuma cobre rio Tejo em Abrantes Foto: Lusa

1/2

Partilhar

Os trabalhos de limpeza dos sedimentos no rio Tejo irão decorrer por mais um mês e vão custar até 1,2 milhões de euros, avançou esta quarta-feira o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que foi ouvido no Parlamento sobre o foco de poluição em Abrantes e Vila Velha de Ródão.

A remoção dos 30 mil metros cúbicos de sedimentos do rio - entre Vila Velha de Ródão e a barragem do Fratel - obrigou à aquisição de equipamentos específicos como mangas de aspiração com quilómetros de dimensão, material que "não havia", disse o ministro.

Pub

Um manto de espuma surgiu a 24 de janeiro, junto ao açude de Abrantes, levando à recolha de mostras de água, através das quais foi detetada uma presença de elementos de celulose cinco mil vezes superior ao valor permitido por lei.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar