19 casos por dia de cancro no intestino
Doença oncológica é causa de 3000 mortes por ano em Portugal.
Cerca de 7200 novos casos de cancro do cólon são diagnosticados por ano em Portugal, o que representa uma média de 19 novos casos de doença por dia. Já o número de mortes associadas a este tipo de tumor maligno é de 3000 por ano, o que significa uma média diária de oito óbitos.
O cancro do cólon tem vindo a aumentar no nosso País na última década e, atualmente, é uma das principais causas de morte de doença oncológica.
"Se o tumor for diagnosticado numa fase precoce, a grande maioria dos doentes, 90 por cento, vai ficar curada, mas se for diagnosticado numa fase tardia, já metastizada, só oito por cento dos doentes estão vivos ao fim de cinco anos", afirmou ao CM o oncologista Hélder Mansinho, diretor do Serviço Hemato- -Oncologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada.
A colonoscopia é o exame clínico essencial ao diagnóstico. Na região de Lisboa e Vale do Tejo existiu uma grande dificuldade para os utentes do Serviço Nacional de Saúde conseguirem fazer o exame, devido ao reduzido número de entidades convencionadas com o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde anunciou, em setembro de 2015, o aumento de duas para 37 as entidades qualificadas para fazer colonoscopias na zona da Grande Lisboa. O presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, Vítor Neves, lamenta a falta de um rastreio desta doença oncológica, que permitiria reduzir a incidência do cancro do cólon, em especial os casos de doença avançada e com menor probabilidade de êxito no tratamento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt