Procuradoria diz que greve cirúrgica dos enfermeiros é ilegal

Ministra da Saúde garante que o parecer é vinculativo e que a greve deverá ser suspensa.

16 de fevereiro de 2019 às 01:30
Protesto dos enfermeiros Foto: Lusa
Greve dos enfermeiros Foto: Lusa
Dezenas de profissionais manifestam-se junto ao Hospital de Santa Maria em Lisboa Foto: Lusa
Dezenas de profissionais manifestam-se junto ao Hospital de Santa Maria em Lisboa Foto: Lusa
Dezenas de profissionais manifestam-se junto ao Hospital de Santa Maria em Lisboa Foto: Lusa
Enfermeiros em Coimbra Foto: Lusa

1/6

Partilhar

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou ilícita a greve dos enfermeiros nos blocos operatórios em curso desde 31 de janeiro, anunciou esta sexta-feira a ministra da Saúde. Marta Temido adiantou que já homologou o "parecer complementar" da PGR e que é vinculativo, pelo que a greve "deverá ser suspensa", já na segunda-feira. A greve foi convocada pelos sindicatos ASPE e Sindepor.

A ministra disse que "duas circunstâncias justificam" o parecer da PGR: o pré-aviso de greve "não especificava" em que moldes a paralisação se iria realizar, e questões relativas ao "financiamento colaborativo que se colocam à própria greve".

Pub

Marta Temido explicou que o pedido de parecer foi efetuado antes da primeira greve (de 22 de novembro a 31 de dezembro).

"Esse primeiro parecer foi de que não havia elementos sobre a licitude. Decidimos pedir um parecer complementar sobre a primeira greve. Como as greves são exatamente iguais, nos mesmos moldes, com a mesma formulação, a ilicitude da greve está afixada. Com a sua publicação em Diário da República deverá ser suspensa de imediato", afirmou ao início da noite. Os sindicatos ainda não tinham recebido o parecer da PGR.

Pub

PORMENORES

Recolha de fundos

Através da plataforma PPL, os enfermeiros conseguiram angaria mais de 720 mil euros para financiar os profissionais em greve.

Pub

ASAE pode aceder

A Comissão Nacional de Proteção de Dados explicou que a ASAE pode aceder aos dados de quem contribuiu financeiramente para a greve cirúrgica.

Identificação completa

Pub

As plataformas de crowdfunding estão obrigadas a manter um registo com a identificação completa dos beneficiários e dos apoiantes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar