"Bebé milagre" terá alta num mês
Salvador terá de ficar internado até às 36 semanas.
Salvador, o bebé milagre, que nasceu na quinta-feira, com 31 semanas e 6 dias de gestação, no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, deverá ter alta médica dentro de um mês.
"Os bebés prematuros normalmente não têm alta médica antes de completarem as 36 semanas e de pesarem 1,8 quilos", explicou ao Correio da Manhã Manuel Cunha, neonatologista no hospital de Cascais, alertando que a saída do hospital está, ainda assim, "pendente da evolução do estado clínico do bebé, já que, por ser prematuro, há riscos acrescidos".
De acordo com o especialista, os pulmões, assim como o intestino, são órgãos que ainda não estão suficientemente desenvolvidos e, por isso, merecem uma especial atenção por parte dos médicos.
No dia do nascimento, o CHUSJ avançou que o bebé estava estável e respirava sozinho. Salvador é filho de Catarina Sequeira, de 26 anos, que estava em morte cerebral desde dezembro de 2018, após um ataque agudo de asma. A jovem canoísta foi mantida em suporte de vida até serem atingidas as condições de maturidade fetal para a realização do parto.
PORMENORES
Nasceu com 1,7 quilos
Salvador nasceu às 04h32 de quinta-feira, com 40 centímetros e 1,7 quilos. Caso tenha alta no espaço de um mês, terá de realizar "consultas de neonatologia, desenvolvimento, oftalmologia e otorrino regulares para despiste de problemas", assim como uma ecografia cerebral, explica Manuel Cunha.
Funeral na sexta-feira
Após o nascimento de Salvador, o suporte de vida a que Catarina Sequeira estava ligada foi desligado. O funeral da jovem canoísta de 26 anos decorreu na sexta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt