Fuja dos maiores pecados alimentares de verão
Kombucha imita efeito da cerveja e dos refrigerantes com gás.
Gelados, bolas de Berlim, o consumo exagerado de cerveja, pão torrado (com marisco) e, nos churrascos, "o ritual da batata frita".
Para a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, estes são os "principais pecados de verão" que, com ajuda especializada, poderão ser ultrapassados sem que se coloque em causa o prazer na hora de comer.
Se é fã de gelados, "construa-o" de fruta.
Triture uma manga e dois pêssegos e junte, por exemplo, leite de coco. "Uma espécie de mousse de manga, que pode ser comida só assim, ou colocada em forminhas: um gelado espetacular, as crianças adoram", conta a especialista.
Depois, acompanhe "um bom prato de marisco" com uma salada salpicada de croutons.
"Temos o crocante do pão e escusamos de comer as torradas", explica Mafalda Rodrigues de Almeida. A cerveja encontra substituta na bebida probiótica Kombucha, solução com gás a que poderá adicionar chá frio ou sumo de fruta. Sirva com um pouco de gelo.
"Imita muito bem o efeito dos refrigerantes e das cervejas", garante.
Dez copos de água por dia garantem corpo hidratado
Se durante o inverno a recomendação básica é de que consuma 1,5 litros de água por dia, no verão o valor aconselhado sobe até dois litros.
"Em vez de 8 copos por dia, cerca de dez", indica a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. O consumo de sopas e saladas auxiliam a hidratação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt