Bebé Matilde faz exames para novo remédio
Menina começa tratamento com medicamento disponível no País.
Matilde, a bebé de dois meses que sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME), iniciou esta terça-feira o tratamento com Spinraza, o medicamento existente em Portugal para tratar esta doença rara.
A menina começou também "a fazer os exames para tomar o Zolgensma", o remédio mais caro do Mundo que apenas estava disponível nos EUA.
A bebé recebeu a primeira dose do medicamento "através de punção lombar", explicaram Carla Martins e Paulo Sande, na página de Facebook na qual partilham a história da filha com mais de 228 mil pessoas.
O caso gerou uma onda de solidariedade, juntando mais de dois milhões e meio de euros em donativos para garantir que Matilde tenha acesso ao Zolgensma, que poderá ter melhores resultados no combate da doença.
Segundo os pais, a bebé mantém-se "mais tempo sem o suporte respiratório e de dia para dia está a ficar melhor".
A família garantiu que "a parte burocrática foi ultrapassada" em relação ao Zolgensma e disse ter sido informada de que "todas as crianças com AME tipo 1 que estiverem aptas clinicamente poderão ser abrangidas" pelo remédio.
Sendo que "o pedido especial deste novo medicamento é comparticipado pelo Estado".
Os pais reforçaram ainda o compromisso de que o dinheiro que não for usado para tratar a menina "será para as outras ‘Matildes’".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt