Coágulos sanguíneos assumidos como efeitos secundários da toma da vacina Covid-19 da Astrazeneca
Agência Europeia do Medicamento decide que episódios tromboembólicos passam a constar da listagem dos efeitos secundários.
Segundo a EMA, foram registados 62 casos de trombose do seio venoso cerebral e 24 casos de trombose venosa esplâncnica até 22 de março, bem como 18 mortes, num universo de cerca de 25 milhões de vacinados na União Europeia. A grande maioria dos casos foi detetada em mulheres, sobretudo maiores de 65 anos (ver mais na infografia). Três das mortes registadas aconteceram em jovens. O Reino Unido pondera que menores de 30 anos tomem outra vacina. A EMA garantiu que vai avaliar a possibilidade.Esta quarta-feira, a presidência portuguesa do conselho da UE agendou uma reunião de urgência dos ministros da Saúde, por videoconferência, para debater as conclusões dos peritos sobre os eventuais riscos associados à vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Também Emer Cooke, diretora-executiva da EMA, revelou que ainda iria reunir com representantes dos vários Estados-Membros para discutir os resultados agora apresentados, assim como o impacto que estas reações adversas poderão ter nas campanhas de vacinação nos vários países.
pormenoresReações na 2ª doseOs relatos dos casos de coágulos sanguíneos com baixas plaquetas foram registados duas semanas após a primeira dose. A EMA ainda não tem dados que permitam dizer se haverá o mesmo tipo de reações na 2ª.Doses diferentesA Agência Europeia do Medicamento reconhece a necessidade de se otimizar a vacinação, mas ainda não pode recomendar que se usem doses de vacinas diferentes na mesma pessoa.Temido diz que pandemia é desigualA ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a pandemia é “marcadamente desigual”, tendo em conta que a Covid-19 atinge, sobretudo, pessoas em situação mais vulnerável.1383 milhões para o Serviço de SaúdeA titular da pasta da Saúde anunciou que o Serviço Nacional de Saúde contará com um investimento de 1,383 mil milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência.Costa preocupado com imunizaçãoSobre a continuação da vacinação de professores e pessoal não docente, Costa espera que “no próximo fim de semana nada se perturbe com as decisões da Agência Europeia do Medicamento”, para que se prossiga o processo. O primeiro-ministro lembrou que “a escola não é um local de risco”, mas deixou claro que todos têm de ter “cautela”, mantendo as regras de higiene e segurança, já que há novas variantes em circulação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt