Morreu Tomás Leal, o menino 'guerreiro' de Marinhais que lutou durante anos contra o cancro

Criança, de 8 anos, começou por lutar contra um carcinoma ósseo em 2019.

16 de maio de 2023 às 14:56
Partilhar

A longa luta contra o cancro de Tomás Leal, conhecido como o ‘menino guerreiro’ de Marinhais, Salvaterra de Magos, terminou na terça-feira, depois de o seu estado de saúde ter sofrido complicações graves nas últimas semanas.

A criança, de 8 anos, começou por lutar contra um carcinoma ósseo em 2019, e foi acompanhada numa clínica em Pamplona, Espanha, que também trata a sua irmã mais velha, Marta, que sofre da mesma patologia oncológica.

Pub

Depois de várias intervenções cirúrgicas que deram esperança à família na luta contra este tipo de cancro, Tomás Leal foi diagnosticado de surpresa com um novo tumor, desta feita nas partes moles na zona do ombro, em março de 2022.

Apesar de ter sido operada, a criança não resistiu ao avanço da doença, que entretanto evoluiu para outros órgãos vitais.

Pub

O calvário desta família começou em 2016, quando foi diagnosticado a Marta, hoje com 14 anos, um osteossarcoma que se desenvolveu no fémur, e que começou a ser acompanhado no IPO, em Lisboa.

Os pais nunca se conformaram com a amputação da perna proposta pelos médicos portugueses, e descobriram a Clínica Navarra, em Espanha, que oferecia uma abordagem alternativa a este tipo de tumor.

O caso dos irmãos de Marinhais originou uma onda de solidariedade para pagar os dispendiosos tratamentos em Espanha.

Pub

Os pais da bebé Matilde, que reuniram mais de dois milhões de euros numa campanha de solidariedade, pagaram uma das operações de Tomás Leal.

O segundo cancro de Tomás foi diagnosticado durante uma consulta de rotina na Clínica Navarra, onde os irmãos são seguidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar