Protesto de agricultores desmobilizado e estradas reabertas em Macedo de Cavaleiros

Ministra Maria do Céu Antunes aceitou reunir-se com os manifestantes.

08 de fevereiro de 2024 às 08:33
Partilhar

As estradas cortadas esta quinta-feira de manhã na sequência de um protesto de agricultores em Macedo de Cavaleiros, nomeadamente a autoestrada A4, foram já reabertas e a concentração desmobilizada, referiram fontes da organização.

A A4 esteve cortada, entre os nós de Lamas e Amendoeira, nos dois sentidos, tendo sido derrubada uma rede de vedação.

Pub

Também o IP2 esteve cortado desde as primeiras horas da manhã com acessos vedados nos dois sentidos.

Já a Estrada Nacional 15 (EN15) esteve condicionada junto ao nó de acesso, devido à presença de máquinas agrícolas.

Pub

Estes cortes de estrada aconteceram na sequência de um protesto que juntou dezenas de agricultores e produtores de pecuária que deslocaram tratores e máquinas agrícolas para as vias de acesso.

Cerca das 10h30, a organização do protesto anunciou ter conseguido marcar duas reuniões - uma esta quinta-feira via 'online' às 12h00 e outra presencial às 16h00 na segunda-feira - com a ministra da Agricultura e apelou à desmobilização "ordeira" do protesto.

As marchas lentas que marcaram a manhã no distrito de Bragança decorreram no nó do IC5 e do IP2 entre Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães.

Pub

Fonte da GNR indicou à agência Lusa que foram identificadas algumas pessoas.

A organização estima que estiveram concentrados cerca de 300 agricultores, de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vimioso, Bragança, Vinhais, Mogadouro e Valpaços, no distrito de Vila Real em vários pontos de protesto.

Em Macedo de Cavaleiros, os agricultores exigiram garantias de que os apoios de 2023 serão pagos este mês, entre outras medidas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar