Vaticano prepara-se para o Conclave e chaminé já começou a ser montada na Capela Sistina
Quando estiver escolhido o novo Papa, sairá fumo branco pela chaminé.
As preparações no Vaticano para a eleição do novo Papa avançam rapidamente, a menos de uma semana do Conclave. Esta sexta-feira, os bombeiros foram avistados a instalar a chaminé na Capela Sistina, um elemento chave para o Conclave, que se inicia já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio.
Após cada duas rondas de votação na Capela Sistina, os boletins de voto dos cardeais são queimados numa fornalha especial para indicar o resultado ao mundo exterior. No caso de uma votação infrutífera, os boletins de voto são misturados com cartuchos que contêm perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de hulha) e enxofre para produzir fumo negro, sinal de que o Conclave irá ter de prolongar, indica a Associated Press.
No entanto, quando tiver sido escolhido o novo Sumo Pontífice, as cédulas em chamas são misturadas com clorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir o fumo branco, que indica o fim do conclave e o início de um novo pontificado.
Em 2013, o fumo branco saiu da chaminé no quinto escrutínio, a 13 de março, e o Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi apresentado ao mundo como Papa Francisco pouco tempo depois, a partir da Basílica de São Pedro. Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, morreu a 21 de abril aos 88 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt