Água do esgoto invade casas na Costa da Caparica após tempestade

476 pessoas foram retiradas das suas habitações no concelho de Almada.

20 de fevereiro de 2026 às 01:30
Derrocada na falésia destruiu habitações Foto: Direitos reservados
Sandra Silva tem água de esgotos no quintal Foto: Direitos reservados

1/2

Partilhar

Os moradores falam num crime contra a saúde pública. Sandra Silva vive na Costa da Caparica, Almada, e tem o quintal da sua habitação totalmente alagado. A moradora afirma que a casa da filha está também inundada e que a maioria dos móveis ficou destruída. “A casa da minha filha está totalmente alagada. Telefonámos para os bombeiros, polícia e câmara e disseram para nos protegermos da melhor forma”, afirma Sandra, que deixa claro que a água vem do esgoto e que é um perigo para a saúde pública.

A Costa da Caparica foi seriamente afetada pelo comboio de tempestades que assolou Portugal e os moradores temem pelas suas próprias casas. Um total de 476 pessoas foram retiradas das suas habitações no concelho de Almada desde que o território começou a registar deslizamentos de terras devido ao mau tempo.

Pub

Sandra Silva denuncia a falta de ajuda por parte das autoridades competentes e não poupa nas críticas: “Não nos ajudaram, não fizeram nada por nós! Na minha casa somos seis pessoas. Estamos aqui ao abandono! A Inês de Medeiros que se lembre das terras da Costa e que não seja só para os votos.”

Alice Santos mora perto de Sandra e o cenário na sua casa é idêntico ou ainda pior. Os moradores não foram retirados e continuam a viver nas habitações: “Água? Isto é do esgoto! Temos de drenar tudo com bombas. E ninguém nos mandou sair daqui. Tenho água no quarto e na sala. Pus cartões no chão.”

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar