74 mil querem saber se repetem Português
Aluna de escola católica poderá ser a voz que revelou conteúdos do exame.
A investigação que conduziu a Inspeção-Geral da Educação e Ciência ao colégio Salesianos de Lisboa, sobre a alegada fuga de informação no exame de Português do 12º ano, está a desesperar os 74 mil alunos que fizeram a prova. Querem saber se vão ser obrigados a repetir o exame.
As suspeitas de ter existido fuga de informação sobre o conteúdo da prova surgem após a divulgação na internet de uma comunicação de uma rapariga a dar conta da matéria que foi mesmo a exame.
A apenas duas semanas de serem divulgadas – dia 13 de julho – as notas da 1ª fase dos exames, fonte da Procuradoria Geral da República esclareceu ontem ao CM que prossegue a investigação no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, após uma queixa do Instituto de Avaliação Educativa (organismo que gere a elaboração dos exames).
O Ministério da Educação não adianta pormenores sobre a investigação, pois ainda está em curso, nem se vai ou não repetir o exame.
Elementos do IGEC terão estado na Comunidade Educativa Salesianos de Lisboa para recolherem indícios da alegada fuga de informação. A voz feminina que revela o conteúdo do exame poderá ser uma aluna da instituição privada de formação católica.
O CM contactou a direção da escola, mas não obteve qualquer resposta.
Incorre em pena de prisão até 3 anos
Exame de Matemática pontua opção errada
Na avaliação global do exame, a sociedade considera que a "prova é bastante acessível". Posição partilhada pelos alunos da Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, em Évora, e da escola José Gomes Ferreira, em Lisboa.
SAIBA MAIS 21
anos tem o atual sistema de realização de exames do 12º ano e que garante o acesso ao Ensino Superior. Em junho de 2012 ocorreu uma outra fuga de informação também a português.Operação ‘Chapim’
A guarda dos milhares de enunciados cabe à GNR. A operação este ano designada de ‘Chapim’ termina a 4 de agosto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt