Agricultores em Beja desmobilizaram e vão reunir-se com ministra
Manifestantes reclamam a valorização do setor e condições justas. Estiveram desde ontem a bloquear várias estradas do País.
Os agricultores portugueses deram início, esta quinta-feira, a uma série de protestos de Norte a Sul do País, reclamando a valorização do setor e condições justas. As manifestações têm levado ao bloqueio de várias estradas, tal como tem acontecido noutros países.
Em causa está uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores.
O protesto decorre depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
Segundo um comunicado divulgado na passada quarta-feira, os agricultores reclamam o direito à alimentação adequada, condições justas e a valorização da atividade.
O movimento, que se apresenta como espontâneo e apartidário, garantiu que os agricultores portugueses estão preparados para "se defenderem do ataque permanente à sustentabilidade, à soberania alimentar e à vida rural".
O protesto também tem crescido em países como Espanha, Bélgica, Grécia, Alemanha ou Itália.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt