“Abandono no hospital é forma de maus-tratos”

Bastonário de acordo com projeto de lei.

20 de janeiro de 2016 às 14:30
Maus-tratos, abandono, hospitais, Bastonário da Ordem dos Médicos, médicos, Parlamento, José Manuel Silva Foto: Getty Images
Partilhar

Já viu idosos abandonados no hospital?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já viu idosos abandonados no hospital?

O bastonário da Ordem dos Médicos defende que quem abandona os familiares nos hospitais deve ser penalizado, sendo que 10 a 15% das camas dos hospitais estão ocupadas com casos sociais. O abandono nos hospitais fica "completamente impune", pois as instituições não têm maneira de resolver o problema, afirmou José Manuel Silva, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, ouvido a propósito de um projeto de lei sobre direitos das pessoas idosas. O bastonário alertou que tem havido um aumento de casos de abandono.CM: Defendeu ontem no Parlamento penalizações para quem abandona familiares nos hospitais. A que atribui estes casos?

Pub

José Manuel Silva – Esta realidade acentuou-se com o fim dos hospitais concelhios, que prestavam cuidados de saúde de proximidade e a baixo custo. Foram transformados em espaços de cuidados continuados, incapazes de responder às necessidades da população. Houve também um agravamento das condições das famílias.

– Qual considera ser o tipo de punição adequada?

Pub

– Não podemos decidir o tipo de punição, mas estamos de acordo com o projeto de lei. O abandono nos hospitais é uma forma de maus-tratos a pessoas fragilizadas e dependentes e deve ser criminalizado.

– A ocupação de camas por doentes com alta complica os serviços dos hospitais?

– Cria dificuldades de internamento e contribui para a congestão das Urgências.

Pub

– E para as famílias que não têm condições?

– Não se pode aceitar que abandonem os familiares. Devem ser criados os mecanismos sociais necessários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar