Abastecimento de água ao Município de Ansião garantido por geradores
Segundo a AdCL, "a passagem da depressão Kristin provocou falhas significativas no fornecimento de energia elétrica".
O abastecimento de água ao Município de Ansião, gravemente afetado pela depressão Kristin, está a ser garantido com recurso a geradores, revelou esta sexta-feira a Águas do Central Litoral (AdCL), assegurando que a água fornecida é de qualidade.
"A estação de tratamento de água (ETA) da ribeira de Alge e todo o sistema de abastecimento de água da AdCL está a funcionar normalmente, com recurso a geradores. Em paralelo, foi reforçada a monitorização do desinfetante residual (cloro) nos pontos de entrega à rede municipal, como medida adicional de segurança", revela a empresa numa nota enviada à agência Lusa.
Segundo a AdCL, "a passagem da depressão Kristin provocou falhas significativas no fornecimento de energia elétrica, afetando a operação de várias infraestruturas essenciais ao sistema de abastecimento de água, incluindo o Município de Ansião", no distrito de Leiria.
"Face a esta situação, a AdCL ativou de imediato os seus mecanismos de resposta e contingência, garantindo a continuidade do serviço aos municípios responsáveis por distribuir água às populações", esclarece.
Para assegurar o funcionamento regular das instalações mais afetadas no concelho de Ansião, a empresa mobilizou geradores para a captação, reservatórios e a ETA da ribeira de Alge.
A situação foi regularizada no domingo, "mediante o recurso a geradores para garantir o fornecimento de água aos pontos de entrega da APIN [Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior]", adianta.
Na nota, a AdCL garante a "qualidade da água fornecida ao concelho de Ansião, assegurando uma monitorização contínua, desde a captação até à entrega aos pontos de entrega da APIN, entidade responsável pela distribuição de água ao domicílio".
A AdCL "garante qualidade da água fornecida ao concelho de Ansião, assegurando uma monitorização contínua, desde a captação até à entrega aos pontos de entrega da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior [APIN]", entidade responsável pela distribuição de água ao domicílio, adianta.
A empresa reitera que está "empenhada na proteção da saúde pública e na prestação de um serviço fiável às populações".
A Águas do Centro Litoral, do Grupo Águas de Portugal, é a entidade gestora responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal, integrando 30 municípios e uma população servida de 728 mil de habitantes.
Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt