Aberto concurso para 485 novos oficiais de registos

Interessados têm 15 dias úteis a partir de esta sexta-feira para apresentar candidatura. Sindicatos vão voltar a ser recebidos pela tutela para nova ronda negocial.

18 de julho de 2025 às 13:23
Balcão de atendimento Foto: Pedro Catarino
Partilhar

O Instituto dos Registos e Notariado publicou esta sexta-feira em Diário da República o aviso de abertura do concurso para o recrutamento de 485 novos oficiais de registos.

Segundo o aviso, os interessados têm 15 dias úteis a partir de esta sexta-feira para apresentar candidatura.

Pub

O aviso determina que não é necessário vínculo prévio à função pública e elenca os requisitos a preencher pelos candidatos, entre os quais ser licenciado em Direito.

O Ministério da Justiça tem em curso um processo negocial com os sindicatos do setor para revisão das carreiras, nomeadamente remunerações e modelo de avaliação.

Na próxima semana, dia 23, pelas 09h30, os sindicatos voltam a ser recebidos pela tutela para nova ronda negocial, num processo em que também participa a secretaria de Estado da Administração Pública.

Pub

Na passada semana, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN), um dos mais representativos do setor, saiu da reunião no Ministério da Justiça desiludido com a proposta do Governo, considerando-a "um retrocesso" que não responde aos problemas da classe.

O setor dos registos e notariado tem estado sob forte pressão nos últimos meses devido às pendências de pedidos de nacionalidade, que, segundo dados do Governo, superam 500 mil.

Estimativas do sindicato apontam para a falta de 266 conservadores de registos e de 1.867 oficiais de registo, tendo alertado que as vagas deixadas vazias nos últimos concursos não foram preenchidas por falta de atratividade das carreiras.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar