Alerta para risco de saúde pública na caça de javalis

Animais são potenciais reservatórios da bactéria responsável pela doença de Lyme.

31 de março de 2015 às 11:10
javalis Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Investigadores alertam para os riscos de saúde pública na caça aos javalis, animais que consideram potenciais reservatórios da bactéria responsável pela doença de Lyme, que afeta o sistema nervoso central, anunciou esta terça-feira a Universidade de Vila Real.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças, nos últimos 20 anos foram detetados mais de 360 mil casos de Borreliose Lyme (BL) na Europa, uma doença que afeta o sistema nervoso central, entre outros órgãos e sistemas, com sintomas semelhantes aos da esclerose múltipla e até de fibromialgia.

Pub

O estudo agora revelado e que é considerado "inédito" envolveu cientistas do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

"A infeção ocorre através da mordedura de uma carraça infetada que habita áreas florestadas. Por exemplo, durante a caça ao javali, assim que o animal é morto, a carraça procura imediatamente um novo hospedeiro", explicou Maria das Neves Paiva Cardoso, do CITAB.

Pub

Os cientistas alertaram para o "risco elevado de saúde pública", não só para os caçadores mas também para as pessoas que trabalham ou efetuam atividades de lazer ao ar livre em espaços agroflorestais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar