Aluna portuguesa recebe bolsa da Agência Internacional de Energia Atómica
Carolina Felgueiras recebeu bolsa no valor de 10 mil euros mais propinas.
Uma aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebeu a bolsa Marie Curie da Agência Internacional de Energia Atómica, no valor de 10 mil euros mais as propinas, pelo seu trabalho com câmaras de placas resistivas, que fazem “a medição de neutrões térmicos”. O anúncio foi realizado esta terça-feira pela universidade.
Carolina Felgueiras, aluna de mestrado de Engenharia Física, pretende, com a sua investigação, “encontrar uma solução mais abrangente, que também consiga medir os neutrões rápidos”. Estas câmaras de placas resistivas “têm aplicação no quotidiano e podem ser uma ferramenta útil em finalidades tão distintas como a deteção de minas terrestres (utilizado e aplicado) ou mesmo na agricultura, para detetar e medir a presença de água no subsolo (projeto concetual)”, revela a universidade.
“Esta oportunidade representa um passo importante na consolidação da minha carreira, permitindo-me aprofundar conhecimentos na área da física nuclear e integrar uma rede internacional de investigadoras”, afirma a aluna de mestrado Carolina Felgueiras. “A presença de mulheres neste campo é essencial para promover uma ciência mais inclusiva e diversificada. Além disso, esta conquista demonstra que é possível desenvolver investigação de excelência em Portugal, beneficiando de colaborações e infraestruturas internacionais”, explica, uma vez que esta terça-feira se assinala o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt