Apagão leva a nova recomendação do Banco de Portugal: tenha dinheiro vivo em casa
Recomendação surge depois de se terem sentido dificuldades em efetuar pagamentos eletrónicos durante o apagão ibérico de abril.
Após o apagão ibérico de abril, o Banco de Portugal aconselhou os cidadãos a "manterem algum dinheiro físico disponível" em casa.
A recomendação está no Boletim Notas e Moedas, publicado a 31 de outubro, que segundo o jornal Público, foi divulgado com o objetivo de fazer uma avaliação aos constrangimentos criados pelo apagão de 28 de abril, onde se sentiram dificuldades em efetuar pagamentos eletrónicos e levantar dinheiro.
"Um evento súbito, como que ocorreu, revela que o numerário continua a ser indispensável", pode ler-se no relatório. O dinheiro físico funciona assim "como rede de segurança, assegurando que a economia prossegue mesmo quando a tecnologia falha", acrescenta.
No entanto, a entidade não dá qualquer indicação sobre o montante recomendado. Ainda assim, algumas entidades europeias aconselham a que cada adulto ou membro da família tenha entre 70 a 100 euros e cada criança 30 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt