Arouca espera 300 mil visitantes até domingo para Feira das Colheitas
Festa celebra a componente agrícola do território e vem-se realizando desde 1944.
Arouca acolhe de quinta-feira a domingo a Feira das Colheitas, que este ano espera cerca de 300.000 visitantes para um programa que inclui desde desfiles de gado arouquês até concertos com Rui Veloso e Nininho Vaz Maia.
Sendo o evento mais emblemático desse município do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, a festa celebra a componente agrícola do território e vem-se realizando desde 1944, quando, na sequência da afetação de recursos humanos às minas de volfrâmio e estanho que alemães e ingleses aí geriram durante a II Guerra Mundial, houve necessidade de estimular o regresso à lida do campo e recuperar a sua produção.
É por isso que, além de concursos de raça arouquesa e desfiles com cerca de 100 cabeças de gado, a iniciativa integra um mercado com cerca de 150 expositores de produtos agrícolas, regionais e artesanato, assim como cortejos de carroças e trajes, uma mostra de máquinas de lavoura, concursos de broa e vinho verde, etc.
Nesta 81.ª edição, o investimento global da autarquia é na ordem dos 500.000 euros, com o que a presidente da Câmara diz procurar garantir que o evento continue a "aliar a tradição e a modernidade, acompanhando assim o natural desenvolvimento económico do concelho, as suas indústrias e o empreendedorismo de base local".
Margarida Belém destacou, nesse contexto, três propostas da programação de 2025, começando pela exposição "Pesca em Arouca", que reúne no Museu Municipal memórias e artefactos dessa prática artesanal no concelho, e referindo depois a mostra "Madre Antiga", que leva aos claustros do Mosteiro registos áudio, fotografias e alfaias sobre a agricultura local, cenas de destruição e abandono, e ainda peças artísticas concebidas para o efeito por seis criadores.
A autarca realçou ainda o concerto pelo grupo comunitário Real Confraria do Canto Arouquense, que, acompanhado pelo grupo alentejano "Quatro ao Sul", juntará cerca de 100 pessoas em palco para um cruzamento entre o canto polifónico feminino de Arouca e o cante alentejano.
O espetáculo de Rui Veloso, por sua vez, está marcado para sábado à noite e tem um custo de quatro euros por pessoa, enquanto o de Nininho Vaz Maia decorre na sexta-feira e tem entrada livre. Ambos os artistas foram selecionados com base numa votação popular realizada no passado mês de abril.
Do restante programa da 81.ª Feira das Colheitas constam ainda atividades como chegas de bois e carneiros, concertos de concertinas e bandas filarmónicas, atuações de ranchos folclóricos, bailes à moda antiga e uma feira de velharias, a par de diversas "tasquinhas" com restauração regional.
Especificamente para crianças, há propostas como uma vindima com pisa de vinho, uma desfolhada e uma oficina de enrestar cebolas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt